quinta-feira, 12 de novembro de 2009

economia

Economia-mundo

Na verdade, com a inexistência de um mercado interno consumidor na economia americana e africana durante os séculos XVI, XVII e maior parte do XVIII faz com que dependam da Europa para que se possam completar o ciclo econômico de - produção, distribuição e consumo - pois só conseguiam produzir.

Esse processo de economia-mundo também teve fator no absolutismo, pois era o único Estado a dar condições para o bom funcionamento do sistema econômico, pois este necessitava de segurança para as rotas comerciais transoceânicas, também do que ficou conhecido posteriormente como o Mercantilismo.

Todos esses fatores chegam a uma das principais características desenvolvidas, a acumulação de capital, tudo graças aos regimes de monopólio de comercialização dos produtos da economia-mundo que se fez presente nos Estados europeus (Portugal, Espanha, Holanda França e Inglaterra).


Na realidade, toda essa forma de acumulação que tornou possível o crescimento da economia capitalista, deve ser denominada de acumulação primitiva de capital. Uma por isso ter dado origem ao capitalismo, como também por ter sido baseada na força, no saque na compulsão do trabalho e na imposição de mercados monopolistas, outro motivo para não se caracterizar o sistema econômico comercial como "etapa comercial do capitalismo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário