segunda-feira, 16 de novembro de 2009

plihas e baterias

Plihas e baterias

São 1,2 bilhão de pilhas e 400 milhões de baterias de celular comercializadas por ano no Brasil, segundo dados do Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica - Abinee. Assim, como essa quantidade enorme chega às mãos do consumidor, uma quantidade também enorme delas sai das mãos do consumidor. E a grande maioria para a lata de lixo comum. Tal informação não deveria preocupar, já que, desde 2000, todas as pilhas produzidas no Brasil têm quantidades mínimas ou quase nulas dos metais pesados mais poluidores como cádmio, mercúrio e zinco, dentro do que está estabelecido pela resolução 257 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), editado em 1999. Pela lei, o perigo da poluição por metais pesados em pilhas e baterias é mínimo e assim, qualquer um poderia fazer coro com boa parte dos empresários do setor que diz que é possível jogar as pilhas no lixo. O problema é que a realidade brasileira não é nada animadora. Primeiro que a instrução de jogar no lixo é válida se o houver um bom manejo do aterro sanitário, o que é uma realidade existente em apenas 10% dos aterros brasileiros, segundo estimativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Além disso, nem toda pilha que você compra está dentro do padrão já que 33% do mercado são formados pelas chamadas “baterias ilegais”. Ou seja, cerca de 400 milhões de pilhas e baterias vêm de contrabando e outras origens, sem nenhuma segurança de que elas acompanham as medidas do Conama. Além dessa dura realidade do mercado brasileiro, os críticos das decisões do Conama lembram ainda que as quantidades sejam mínimas, na verdade, não refrescam muito e o perigo de poluição continua, já que são milhões de pilhas descartadas.Incipiente no Brasil, a reciclagem ou reaproveitamento das pilhas e baterias é mínimo, tendo apenas uma fábrica em 2008 que a fazia, reciclando cerca de 6 milhões de pilhas e baterias por ano, menos de 1% do comercializado.

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_5f8TWVrIi64/SSajVAXAfZI/AAAAAAAAAWA/OYzevDJE7Dw/s400/reciclagem-pilhas-baterias-ch150.jpg&imgrefurl=http://domescobar.blogspot.com/2008/11/reciclagem-de-pilhas-e-baterias.html&usg=__Ux-pDlGtrSr8vUeGnPtWUyDcL3w=&h=150&w=150&sz=9&hl=pt-BR&start=12&um=1&tbnid=J5iCTx_9OeqCwM:&tbnh=96&tbnw=96&prev=/images%3Fq%3Dpilhas%2Be%2Bbaterias%26hl%3Dpt-BR%26safe%3Doff%26sa%3DX%26um%3D1

Plihas e baterias

pilhas e baterias

Isso mesmo, além de papel, alumínio e plástico, agora ficou mais fácil dar destino certo a pilhas, baterias e óleo de cozinha. É que empresas privadas, como Banco Real e Grupo Pão de Açúcar dão exemplo em programas de reciclagem e colocam em prática ações de sustentabilidade.

O Banco Real criou, em 2006, o Papa-Pilhas, uma das muitas ações de sustentabilidade desenvolvidas pelo banco. O programa que, inicialmente, funcionava em Campinas (SP), Porto Alegre (RS) e João Pessoa (PB) já foi expandido para outras localidades. Em Brasília, é possível encontrar coletores em várias agências.

Segundo a Instituição, desde o início do programa, nos primeiros seis meses foram coletadas 12 toneladas de pilhas e baterias usadas e o objetivo é, até 2010, disponibilizar a coleta para 1 milhão de pessoas.

Saùde Santa Catarina /Gabriel

1 Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta terça-feira, 25 de agosto, o 12º óbito em Santa Catarina em decorrência da Gripe A. O paciente, de 17 anos, residia em Biguaçu, e veio a óbito no Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis. Ele apresentou os primeiros sintomas no dia 24 de julho, foi internado no dia 2 de agosto e faleceu no dia 11 de agosto. O rapaz era transplantado renal e teve como causas do óbito insuficiência respiratória aguda, pneumonia, linfoma de Burkitt e imunossupressão.
site:www.clicrbs.com.br

2 O ministérida saúde de Santa catarina dicidira antrar am greve a partir de 3 de novembro de 2009.
A segretaria de saúde apurou proposta de um aumento de salario mais não foi aseita
siite:www.clicrbs.com.br

Gastos com saúde
3 Em relatório entregue ao prefeito Carlito Merss, o secretário da Saúde, Tarcísio Crocomo, mostra desempenho superior em despesas na saúde pública neste ano em comparação com os primeiros meses de 2008.
siite:www.simesc.org.br/Regionais/Noticias



Secretaria de Saúde de Santa Catarina libera grávidas para voltar ao trabalho


4 Em nota anterior, a secretaria havia recomendado que as grávidas fossem afastadas ou remanejadas de seus locais de trabalho para evitar a contaminação pela doença. Mesmo com a suspensão do afastamento, as autoridades sanitárias ainda recomendam que as gestantes procurem rapidamente um serviço médico caso sintam algum sintoma de gripe.
siite:www.agenciabrasil.gov.br/noticia

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

economia

Economia-mundo

Na verdade, com a inexistência de um mercado interno consumidor na economia americana e africana durante os séculos XVI, XVII e maior parte do XVIII faz com que dependam da Europa para que se possam completar o ciclo econômico de - produção, distribuição e consumo - pois só conseguiam produzir.

Esse processo de economia-mundo também teve fator no absolutismo, pois era o único Estado a dar condições para o bom funcionamento do sistema econômico, pois este necessitava de segurança para as rotas comerciais transoceânicas, também do que ficou conhecido posteriormente como o Mercantilismo.

Todos esses fatores chegam a uma das principais características desenvolvidas, a acumulação de capital, tudo graças aos regimes de monopólio de comercialização dos produtos da economia-mundo que se fez presente nos Estados europeus (Portugal, Espanha, Holanda França e Inglaterra).


Na realidade, toda essa forma de acumulação que tornou possível o crescimento da economia capitalista, deve ser denominada de acumulação primitiva de capital. Uma por isso ter dado origem ao capitalismo, como também por ter sido baseada na força, no saque na compulsão do trabalho e na imposição de mercados monopolistas, outro motivo para não se caracterizar o sistema econômico comercial como "etapa comercial do capitalismo".
* Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta terça-feira, 25 de agosto, o 12º óbito em Santa Catarina em decorrência da Gripe A. O paciente, de 17 anos, residia em Biguaçu, e veio a óbito no Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis. Ele apresentou os primeiros sintomas no dia 24 de julho, foi internado no dia 2 de agosto e faleceu no dia 11 de agosto. O rapaz era transplantado renal e teve como causas do óbito insuficiência respiratória aguda, pneumonia, linfoma de Burkitt e imunossupressão.
site.www.clic rbs.com

*O ministérida saúde de Santa catarina dicidira antrar am greve a partir de 3 de novembro de 2009.
A segretaria de saúde apurou proposta de um aumento de salario mais não foi aseita
siite.www.clicrbs.com.çbr

Gastos com saúde
*Em relatório entregue ao prefeito Carlito Merss, o secretário da Saúde, Tarcísio Crocomo, mostra desempenho superior em despesas na saúde pública neste ano em comparação com os primeiros meses de 2008.
www.simesc.org.br/Regionais/Noticias



Secretaria de Saúde de Santa Catarina libera grávidas para voltar ao trabalho


*Em nota anterior, a secretaria havia recomendado que as grávidas fossem afastadas ou remanejadas de seus locais de trabalho para evitar a contaminação pela doença. Mesmo com a suspensão do afastamento, as autoridades sanitárias ainda recomendam que as gestantes procurem rapidamente um serviço médico caso sintam algum sintoma de gripe.
/www.agenciabrasil.gov.br/noticia

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Santa catarina esportes

http://i2.r7.com/data/files/2C92/94A4/2400/77AB/0124/01A8/FB5F/6021/Falcao%20mat%201.jpgAos 32 anos, Falcão está desde 2003 no Malwee/Jaraguá, de Santa Catarina, com uma breve saída de três meses para defender o São Paulo no futebol de campo. Seu currículo inclui outras sete equipes de futsal: Guapira, Corinthians, GM/Chevrolet, Atlético Mineiro, Rio/Miécimo, São Paulo/Barueri e Banespa.

- Recebi várias propostas ao longo da carreira e elas ainda continuam chegando, mas eu prefiro jogar no meu país, perto da família e dos amigos. Tenho um contrato muito bom com a Malwee e patrocínios individuais, o que faz com que eu jogue no Brasil e mesmo assim tenha um bom retorno financeiro. Ricardo Izecson dos Santos Leite, Kaká, completa hoje 26 anos.
Foi revelado pelo São Paulo Futebol Clube, em 2001. Em 2003 foi contratado pelo AC Milan, onde joga até hoje.
No currículo conta com 1 Copa do Mundo (2002); 1 Copa das Confederações (2005); 1 Liga dos Campeões da UEFA (2007); 1 Mundial de Clubes FIFA (2007).

O ano de 2007 foi até agora o ano mais vitorioso do craque. Comandou o Milan na conquista da Supercopa da Europa, do sétimo título da Liga dos Campeões e do Mundial. Além de receceber um total de NOVE prêmios, incluindo o mais cobiçado pelos jogadores de futebol, o FIFA World Player – melhor jogador do mundo.
Agora, finalmente recuperado de uma contusão no joelho, Kaká voltou com tudo e tem a missão de ajudar o Milan que conquistar a última vaga pra a Liga dos Campeões; em quatro partidas o Milan diminuiu a diferença para a Fiorentina , 4º colocado, para apenas quatro pontos. E lembrando, na última partida contra Regina, Kaká marcou três dos cinco gols da equipe italiana.

Santa catarina esportes

Ricardo Izecson dos Santos Leite, Kaká, completa hoje 26 anos.
Foi revelado pelo São Paulo Futebol Clube, em 2001. Em 2003 foi contratado pelo AC Milan, onde joga até hoje.
No currículo conta com 1 Copa do Mundo (2002); 1 Copa das Confederações (2005); 1 Liga dos Campeões da UEFA (2007); 1 Mundial de Clubes FIFA (2007).

O ano de 2007 foi até agora o ano mais vitorioso do craque. Comandou o Milan na conquista da Supercopa da Europa, do sétimo título da Liga dos Campeões e do Mundial. Além de receceber um total de NOVE prêmios, incluindo o mais cobiçado pelos jogadores de futebol, o FIFA World Player – melhor jogador do mundo.
Agora, finalmente recuperado de uma contusão no joelho, Kaká voltou com tudo e tem a missão de ajudar o Milan que conquistar a última vaga pra a Liga dos Campeões; em quatro partidas o Milan diminuiu a diferença para a Fiorentina , 4º colocado, para apenas quatro pontos. E lembrando, na última partida contra Regina, Kaká marcou três dos cinco gols da equipe italiana.

santa catarina sáude

Gripe A SCA Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta terça-feira, 25 de agosto, o 12º óbito em Santa Catarina em decorrência da Gripe A. O paciente, de 17 anos, residia em Biguaçu, e veio a óbito no Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis. Ele apresentou os primeiros sintomas no dia 24 de julho, foi internado no dia 2 de agosto e faleceu no dia 11 de agosto. O rapaz era transplantado renal e teve como causas do óbito insuficiência respiratória aguda, pneumonia, linfoma de Burkitt e imunossupressão.


O ministérida saúde de Santa catarina dicidira antrar am greve a partir de 3 de novembro de 2009.
A segretaria de saúde apurou proposta de um aumento de salario mais não foi aseita
siite.www.clicrbs.com.çbr

mundo e saude






mundo-saúde



Existe uma forte relação entre os dois conceitos, uma vez que o crescimento económico é um meio importante para o desenvolvimento humano, no entanto, os resultados não dependem só do crescimento económico e dos níveis de rendimento nacional. Também dependem da maneira como estes recursos são utilizados – se para desenvolver armas ou para produzir alimentos, se para construir palácios ou para fornecer água potável.

Assim, o crescimento económico de um país é condição necessária mas não suficiente para a melhoria da qualidade de vida da sua população. Deve promover um verdadeiro desenvolvimento que pressupõe que uma boa parte do rendimento nacional seja distribuída na construção e/ou melhoramento de hospitais e escolas, distribuição de água potável e energia, melhoria dos salários, aumento das pensões e reformas, combate ao desemprego, etc. Se é certo não poder haver melhoria da qualidade de vida sem crescimento económico, o inverso também é verdadeiro. Ou seja, a qualidade de vida e do bem-estar das populações constituem condição fundamental para o progresso económico. Uma mão-de-obra de boa saúde, bem alimentada, instruída e com formação profissional adequada é sem dúvida, o grande motor do crescimento económico. Pelo contrário, que esperar duma população activa mal paga, deficientemente alimentada, em grande parte analfabeta, profissionalmente mal preparada, doente e com serviços de saúde de difícil acesso? Será, com certeza, o desinteresse, as tensões e conflitos sociais, que não podem deixar de se reflectir na baixa produtividade e, por consequência, no fraco desenvolvimento das actividades produtivas, que, por sua vez, impede a melhoria da qualidade de vida. Trata-se, afinal, dum círculo vicioso, muito característico dos países pobres.

O panorama atual do setor da saúde internacional e no Brasil foi o tema da mesa redonda realizada no primeiro dia do Congresso Latino-Americano de Serviços de Saúde, evento oficial da Hospitalar 2004. O encontro reuniu importantes lideranças como Per-Gunnar Svensson, diretor da International Hospital Federation; Norberto Larroca, presidente da Federação Latino-Americana de Hospitais; José Carlos Abrahão, presidente da Confederação Nacional de Saúde. O mediador foi o consultor Juljan Czapski.


A mesa foi aberta por Per-Gunnar Svensson, que traçou um panorama sobre a Saúde nos países europeus. Segundo ele, que visita a feira pelo terceiro ano, hoje em dia existem muitos médicos na direção de hospitais. No entanto, é necessária a realização de treinamentos adequados e dedicação exclusiva. “O médico que assume a direção de um hospital tem que se dedicar somente a esta função. Além disso, deve ter, no mínimo, um mestrado em administração”.

Além disso, o profissional tem que buscar a atualização constante e aceitar as mudanças, na visão de Svensson. Outro aspecto destacado por ele foi a questão da desigualdade no atendimento de saúde. “Muitos países da Europa desenvolvem um trabalho visando diminuir essa desigualdade no acesso à Saúde”.


http://www.esec-emidio-navarro-alm.rcts.pt/mar_da_palha_16/manuel_alem.htm